quinta-feira, 10 de novembro de 2011

equipe 4 manhã - relatório

Equipe 4: Lívia Hidd, Lívia Lotito, Raphael Sakai, Viviane Franchi
Áreas verdes, APA, lazer e esporte
Informações gerais:
O Município de São Bento do Sapucaí situa-se ao leste do Estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira,  Região Vale do Paraíba, mais especificamente no Alto Sapucaí. Possui uma população de aproximadamente 10.355 (censo 2000) habitantes, sendo 44,68% na zona urbana e 55,2% na zona rural. Seu clima é ameno e saudável e o solo fértil permite uma agricultura diversificada que, ao lado da pecuária, forma a base econômica do Município que também produz hortifrutigranjeiros.
Lazer:
Na cidade de São Bento do Sapucaí existem poucas áreas de lazer, principalmente para os jovens, pois é uma cidade pequena com poucos habitantes.  As poucas áreas que existem podem ser identificadas por: barzinhos, sorveterias, centros sociais (local onde se pode fazer festas), entre outros. A maioria se localiza na praça principal da cidade, nesta as pessoas se reúnem para conversar, passar o tempo, ouvir musica e as crianças aproveitam para brincar. Mais distante do centro também são encontradas algumas áreas de lazer como, por exemplo, o bairro do Quilombo, onde se encontra pontos de artesanato, e o parquinho municipal. Fora do centro também podemos encontrar a Galeria Pedra D’Água, onde se concentra lojas e restaurantes.


    Pracinha central.  Foto tirada por Henrique Bernal

Galeria Pedra D’água. Foto tirada por Lívia Hidd

Entrevista:
- Nome: Marcos (caixa do restaurante Sabor da Serra)
- Idade: aproximadamente 30 anos
- Informou- nos sobre quase todas as informações, onde os locais ficavam e se eram bastante freqüentados. Não quis gravar entrevista, pois estava trabalhando.
Entrevista:
- Nome: Maria ( dona da sorveteria )
- Idade: aproximadamente 60 anos
- Informou sobre as áreas de lazer como sorveterias, barzinhos, etc.

Esportes e lazer:
A cidade possui um Centro Esportivo, construído em 2009 pelo atual governo da cidade, que se localiza na Av. JK de Oliveira.  Nele podemos encontrar um ginásio de esportes com campo de futebol e uma quadra de futsal.  No centro esportivo também vemos uma academia para a 3ª idade, uma piscina e quiosques para churrascos. 
Outra área de lazer que pode ser envolvida com o esporte são as cachoeiras, como a cachoeira do Toldi e a cachoeira dos Amores. Nelas, além de se desfrutar da bela vista fornecida pela paisagem natural do local, pode ser praticado o arborismo, a tirolesa, o rapel e o cachoeirismo.

Centro esportivo. Foto tirada por Lívia Hidd



Esportes radicais: (voltados para o turismo)
·         Vôo livre
A Região da Pedra do Baú possui uma rampa natural para decolagem de Asa Delta e Paraglider. Eleita por muitos voadores como um dos melhores pontos de vôo livre do país, possui rampas ao redor do conjunto que oferecem todas as condições para ótimos vôos, e já é tradicional em sediar campeonatos dessa modalidade esportiva.
·         Motocross
São Bento sedia um campeonato de Motocross, além de oferecer passeios e trilhas mapeadas pelas agências de turismo locais.

Entrevista:
- Nome: Matheus
- Idade: 11 anos
- Contou-nos que gosta de jogar futebol com os amigos no Ginásio do Centro Esportivo, que não mudaria nada na sua cidade e que prefere o centro esportivo do que as pracinhas para brincar.


Área Verde e áreas de preservação ambiental (APA):
Citada no artigo 14, inciso I da lei do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Lei N.º 9.985 de 18/07/00), a APA (Área de Proteção Ambiental) faz parte do grupo das unidades de conservação de uso sustentável.
Segundo o artigo 15º a APA é definida como uma área “… em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.”
A “APA” é uma das categorias de UC (Unidade de Conservação) que pode ser constituída por terras públicas e/ou privadas. Na APA deve-se restringir o uso e ocupação do solo, desde que observados os limites constitucionais e, nas áreas sob propriedade particular, o proprietário é quem deve estabelecer as condições para visitação e pesquisa de acordo com as exigências legais.
No sudeste, região com maior número de APAs, uma das principais áreas de preservação permanente é a APA da Mantiqueira que abrange o território dos estados de Minas Gerais (16 cidades), São Paulo (7 cidades) e Rio de Janeiro (2 cidades) com o fim de proteger uma das maiores cadeias montanhosas da região, a Serra da Mantiqueira (onde está localizada a Pedra do Baú). Qualquer UC é criada através de ato do poder público, neste caso, a APA da Mantiqueira foi criada pelo Decreto 91.304 de 03/06/1985.

Pedra do Baú. Foto tirada por Leonardo Amado



1 Campos do Jordão ; 2 Silveiras; 3 Tietê; 4 Corumbataí/Botucatu/Tejupá;  5 Cabreúva;  6 Cajamar;  7 Jundiaí; 8 Serra do Mar; 9 Represa Bairro da Usina; 10 Ibitinga; 11 Várzea do Tietê; 12 Ilha Comprida; 13 Piracicaba/Juqueri-Mirim (área 1); 13 Piracicaba/Juqueri-Mirim(área 2); 14 Haras São Bernardo; 16 Mananciais Vale do Paraíba (Federal);  17 Cananéia/Iguape/Peruíbe (Federal);  18 Serra da Mantiqueira (Federal); 19 Parque do Carmo; 20 Mata do Iguatemi; 21 Sapucaí-Mirim;  22 Sistema Cantareira; 23 Represa de Itupararanga; 24 Rio Batalha


 

Bibliografia: 
·         Entrevistas com Marcos (caixa do restaurante sabor da serra),  Dona Marina (dona da sorveteria localizada perto do centro esportivo) e Matheus ( criança de 11 anos que estava brincando no centro esportivo)
·         Folhetos da cidade
·         www.saobentodosapucai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário