LIMPEZA E LIXO
Introdução
Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.
No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Em São Bento do Sapucaí, há muita colaboração dos habitantes, que separam previamente o lixo para facilitar o trabalho dos recolhedores, que posteriormente levam esse lixo seco para um galpão situado na cidade, que faz essa reciclagem.
São funcionários da prefeitura que fazem o recolhimento do lixo na cidade, eles não utilizam serviço terceirizado para essa função. Eles passam por todo o centro da cidade nas segundas, quartas e sextas. Nos bairros mais afastados os moradores disseram que acontece duas vezes na semana.
Galpão de Reciclagem - São Bento do Sapucaí
ATERRO SANITÁRIO
Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis.
Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mal cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.
O lixo recolhido na cidade de São Bento do Sapucaí é levado para o aterro sanitário de uma cidade vizinha, por não possuir um dentro da própria cidade. A prefeitura para um "aluguel" para utiliza-lo.
(http://caroldaemon.blogspot.com/2010/06/como-funciona-um-aterro-sanitario.html)
CHORUME
Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).
O processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).
Em função da grande quantidade de matéria orgânica presente no chorume, este costuma atrair moscas que também podem trazer doenças aos seres humanos.
Existe também o necrochorume que é o líquido resultante do processo de decomposição de cadáveres. Há também, neste caso, a necessidade do tratamento desta substância nos cemitérios.
(http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_lixao.htm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário