quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Grupo 1 - MANHÃ (Relatório coleta de lixo - parte 2)

COMPOSTAGEM
Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.

A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.

(http://www.presenteparahomem.com.br/metodos-de-tratamento-do-lixo-o-que-e-a-compostagem/)


INCINERAÇÃO
Incineração é um processo de combustão controlada para transformar resíduos sólidos, líquidos e gases combustíveis em dióxido de carbono, outros gases e água, reduzindo significativamente o volume e pesos iniciais.
Da incineração do lixo resulta um residual sólido constituído basicamente de materiais incombustíveis que deverão ser dispostos em aterros sanitários ou reciclados.
As cidades utilizam o processo e incineração ao terem esgotadas as possibilidades de emprego das outras soluções sanitárias tradicionais de destinação de lixo, tais como: aterro e compostagem. A incineração é um processo bastante caro, tanto pelo aspecto de investimento a ser feito, como pelo de sua operação e manutenção.
Os incineradores possuem a vantagem de poderem ser localizados em qualquer ponto, desde que bem projetados e operados. Não exigem grandes áreas, dão destino da forma mais segura, do ponto de vista sanitário, permitem uma destruição total de documentos que possam criar problemas sociais, morais, de segurança ou econômicos, inclusive de dinheiro tirado de circulação. Os incineradores de grande porte permitem o aproveitamento da energia sob a forma de vapor, água quente e eletricidade, quando construídos para esse fim.

 
VARRIÇÃO
A varrição é a limpeza do lixo que está nas ruas, como exemplo papeis, garrafas jogadas na rua, deixada em praças e etc. Em São Bento do Sapucai essa atividade é realizada de uma a duas vezes na semana.


CONCLUSÃO
Pelo que pudemos observar após a entrevista com diversos moradores da cidade, os habitantes em geral estão satisfeitos com esse serviço. A cidade é bem limpa e quase não se vê lixo nas ruas, além de contar com a ajuda dos próprios moradores, que tem consciência de seus deveres.
Após conversarmos com os municipes dos bairros mais afastados, constamos que a coleta e a varrição nesses pontos não é tão frequente como no centro da cidade, e que os moradores gostariam que fossem mais frequente.


GRUPO 1 MANHÃ
Amanda Bastos
Camila Bastouly
Flávia Martins
Mariana Fagundes
Márjory Tunisi
Vanessa Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário